Ana Moura

Um olhar atento busca o inusitado, o contraste, o esquecido, no cotidiano do espaço urbano. Pessoas e paisagens que ficam registradas na memória, em fotos ou sketchs rápidos que se transformam em composições ricas em detalhes e cores, convidando todos a refletir sobre nossa sociedade e seus valores.

Na tendinha

Série Cenas Cariocas. Acrílica sobre tela, 80cm x 100cm, 2009...

Pra lugar nenhum

Série Cenas Cariocas. Acrílica sobre tela, 90cm x 140cm, 2006...

Lava jato

Série Cenas Cariocas. Acrílica sobre tela, 90cm x 140cm, 2006...

Celebridade

Série Cenas Cariocas. Acrílica sobre tela, 90cm x 140cm, 2006...

Borracheiro

Série Cenas Cariocas. Acrílica sobre tela, 90cm x 140cm, 2006...

Os Amantes 1

Acrílica sobre tela 100 x 80 cm - 1999 - Coleção Particular...

Na Lapa

Na Lapa Têmpera sobre tela - díptico 80 x 200 cm - 2002...

Dia de Sol

Acrílica sobre tela - díptico 80 x 200 cm - 2002...

Carioca, formada em Pintura e Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, aprimorou sua formação artística em Modelo Vivo e Pintura com Lydio Bandeira de Mello. Participou de várias exposições coletivas e algumas individuais. Como associada da Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa) esteve presente no Arte de Portas Abertas (1997 a 2019) como integrante de ateliês do bairro, como o N.M.Atelier e Ateliê 90. Possui obras em coleções particulares no Brasil e no exterior.
Principais Exposições Individuais

  • 2007 Cenas Cariocas, Galeria do SESC-Friburgo, RJ
  • 2005 Rio de Janeiro em Mapas/ Mapa artístico de Santa Teresa, Museu da Chácara do Céu, Santa Teresa, RJ
  • 1997 Belíndia, que Índia?, Círculo Galeria de Arte. Leblon, RJ
  • 1978 Ana Maria Moura/Pinturas, Galeria Funarte-Macunaíma, Museu Nacional de Belas Artes, Centro, RJ

Principais Exposições Coletivas

  • 2002 Uma casa na ladeira – N.M.Atelier, Centro Cultural Raul de Leoni, Petrópolis, RJ
  • 1998 N.M.Atelier – Nosotros Mismos, Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, Centro, RJ
  • 1972 IV Salão de Verão JB/Light, MAM-RJ

Prêmios

  • 2001 Medalha de Prata em Pintura, no I Salão da Primavera da ABI-RJ
  • 1998 Medalha de Prata em Pintura, na Coletiva dos 30 Anos da ABI-RJ
  • 1967 Prêmio de viagem a Paris – Salão de Arte Sacra JB / Leste Um

Cor & Som

Projeto desenvolvido entre 1997 e 1998, inspirado em canções emblemáticas da música popular, de diversos autores

Brejo da Cruz

Inspirada na canção Brejo da Cruz, de Chico Buarque de Hollanda Acrílica sobre tela 100 x...

João Ninguém

Inspirada na canção João Ninguém, de Noel Rosa Acrílica sobre tela - 100 x 80 cm - 1997...

Palacete de Malandro

Inspirada na canção Palacete de Malandro, de Custódio Mesquita Acrílica sobre tela - 100 x...

Tambores de Minas

Inspirada na canção Tambores de Minas, de Milton Nascimento Acrílica sobre tela - 80 x 100...

Tenha Pena de Mim

Inspirada na canção Tenha Pena de Mim, de Cyro de Souza e Babalu Acrílica sobre tela - 80 x...

Tropicália

Inspirada na canção Tropicália, de Caetano Veloso Acrílica sobre tela, tríptico - 130 x...

Sentido Registro
Texto do curador e artista plástico Raul Motta sobre seu trabalho

Se é fato que a multifacetada expressão da condição humana não se conforma aos limites da figura, também é certo que a opção pela linguagem figurativa, por si só, não é capaz de circunscrever nenhum trabalho de arte às convenções estritas do naturalismo. Um dos méritos da trajetória artística de Ana Maria Moura – além de sua evidente coerência e integridade – é justamente o de fazer da opção pelo desenho realista da figura humana não um programa estético estreito, condicionado pelo fetiche da habilidade técnica, e sim um veículo adequado às intenções comunicativas de uma sensibilidade que se expressa por um olhar sempre renovado acerca do hoem e de suas circunstâncias.

Implícita ou explicitamente crítico, é no entanto com um olhar sempre compassivo e acolhedor que a artista se debruça sobre os variados tipos e cenas humanas, fixando-os simultaneamente tanto em sua singeleza aparente quanto grandeza imanente, como a extrair de instantâneos do cotidiano a dimensão maior de um drama que invariavelmente assume nítidos contornos sociais.

É justamente por esse engajamento social pelo viés da sensibilidade que Ana Maria escapa de assumir um óbvio tom panfletário, quase sempre empobrecedor quando se trata de arte. Muito ao contrário, seus trabalhos manifestam uma espécie de eloquência sutil, que se efetiva pela afetividade, e que se realiza pela capacidade tocar empaticamente as consciências.

Comprometida artística e eticamente com a elaboração de um amplo painel humano, a obra de Ana Maria Moura não abre mão do registro íntimo de uma realidade sensível que subjaz ao meramente visível.

“Tenho apenas duas mãos / e todo o sentimento do mundo”, como nos versos de Drummond, é esse sentimento, aliado a uma busca permanente de maestria técnica posta a serviço de uma linguagem artística consequente, que a artista busca compartilhar com todos aqueles que se dispõem a sair de si e olhar em volta.

Raul Motta, maio, 2005

Aquarelas

Flor Noturna

Aquarela sobre papel Harmony 30,5 x 23 cm - 2015...

John Lennon

Aquarela sobre papel Hahnemühle 21 x 29,7 cm - 2016...

Modelo vivo

Alguns estudos realizados nas aulas com Lydio Bandeira de Mello, entre 1993 e 2015

Luz e sombra

Pastel seco e carvão sobre papel Canson, 100cm x 70cm, 2003...

Mulher sentada

Carvão e crayon sobre papel Canson, 100cm x 70cm, 1994...

Estudo em Azul

Pastel seco e carvão sobre papel Colorplus colorido 100 X 70 cm - 2003...

Estudo em Vermelho

Pastel seco e carvão sobre papel Colorplus colorido 100 X 70 cm - 2002...

Mulher Sentada

Pastel seco e carvão sobre papel Colorplus colorido 100 X 70 cm - 2002...

Pluralistas

13 artistas, cada um com suas individualidades e estilos que se reúnem para fomentar ideias, projetos e principalmente fazer arte.

Redes Sociais

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Ana Moura

Celular: 21 99737-7135
webSite: www.anamariamoura.com.br
eMail: anamoura0352@gmail.com